BATISMOS

SOBRE BATISMOS

O PROCESSO

Contactar a secretaria da paróquia, solicitando uma marcação com o Sr. Diácono, cujo atendimento é feito de segunda a sexta-feira entre as 17h e as 18h, inclusive. Escolher o dia e a hora do batismo em conjunto com a equipa pastoral, pois existem condicionantes. Preencher o impresso recebido, e entregá-lo na reunião de preparação para o batismo (a presença dos pais e padrinhos é obrigatória, pelo que não haverá batismo se faltarem à reunião; esta realiza-se na primeira terça-feira de cada mês às 21h30 no Centro Pastoral).

O QUE É?

O batismo é um sacramento: um sinal visível – a água e as palavras do celebrante – que, por sua vez, é sinal de uma realidade invisível mas real: o amor e a salvação de Deus. O Batismo é o primeiro sacramento. Pelo Batismo, abrem-se-nos as portas da vida cristã e passamos a fazer parte da Igreja, a comunidade dos que seguem Jesus Cristo. O Batismo faz-nos filhos de Deus. Pelo Batismo, nascemos para uma vida nova e vivemos a felicidade de ter a Deus como Pai. O Batismo une-nos a Jesus Cristo, faz de nós seus irmãos, faz-nos participar do seu mistério pascal: morremos com Ele, somos sepultados com Ele, e ressuscitamos com Ele. Com Ele passamos da morte do pecado para a Sua vida sem fim. O Batismo dá-nos o Espírito Santo que é a luz que nos ilumina, a graça que nos renova, a força que nos impele a viver o Evangelho e a amar todos os homens e mulheres.

PADRINHOS

Um pouco de história
A instituição dos padrinhos surgiu na Igreja quando se introduziu o costume de batizar as crianças. Era necessário que alguém, diferente dos pais, e que representasse tanto a família de quem ia ser batizado, como a comunidade cristã, se responsabilizasse pelo crescimento na fé da criança batizada.

Critérios na escolha dos padrinhos
Os pais devem levar muito a sério a escolha de bons padrinhos para os seus filhos, para que os padrinhos não se tornem numa instituição de simples formalismo. Nesta escolha, não se devem guiar apenas por razões de parentesco, amizade ou prestígio pessoal, mas por um desejo sincero de garantir aos filhos que tenham padrinhos capazes de influir, mais tarde, de modo eficaz, na educação cristã do afilhado.

O número dos padrinhos
Cada criança pode ter um só padrinho (homem ou mulher) ou dois (homem e mulher).

Requisitos para se ser padrinho:

1. Ter completado os 16 anos de idade.
  2. Ter capacidade para cumprir a missão própria dos padrinhos e o propósito de a realizar.
  3. Ser católico e ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, 1ª Comunhão e Crisma.
  4. Se for casado, que o tenha sido na Igreja, e que não esteja em situação irregular, perante a Igreja, no que diz respeito a situações maritais (p. ex. união de facto).

A TER EM CONTA

A veste batismal
A veste batismal deve ser branca. O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza. Pelo batismo a criança é incorporada na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça. Esse sentido de nova vida traz consigo a pureza interior simbolizada na veste branca que a criança deve trazer.

A vela do Batismo
Os pais devem adquirir, atempadamente, a vela do batismo, que só deve ser acendida no Círio Pascal, durante a celebração do batismo, e quando lhes for indicado.

Os fotógrafos
Os pais podem escolher o fotógrafo que desejam, contudo, este deve obedecer às normas estabelecidas no protocolo assinado entre o Patriarcado de Lisboa e a Associação dos Fotógrafos Profissionais.

As flores
Quando os pais desejam ornamentar, com flores, a Igreja, devem contactar, com antecedência, os serviços da Igreja responsáveis.

Transferências de Batismo
Quando o Batismo é realizado numa paróquia exterior à paróquia de residência dos pais da criança, o processo de batismo deve ser transferido. Os pais devem contactar o seu pároco, pois o processo desenvolve-se com critérios específicos que devem ser respeitados.

Os processos de batismo devem ser tratados com a equipa pastoral com 2 meses de antecedência em relação à data prevista.

Clique aqui para conhecer as normas em vigor no Patriarcado de Lisboa sobre a celebração dos batismos.