Informações sobre Casamentos

A celebração do matrimónio católico tem dois processos prévios visto que o matrimónio católico tem também efeitos civis. O processo civil trata-se na Conservatória do Registo Civil e o processo religioso trata-se habitualmente na paróquia da noiva. Se o casamento for celebrado na paróquia do noivo é conveniente tratar aí o processo. A paróquia onde será celebrado o matrimónio é da escolha dos noivos uma vez obtida a anuência do respectivo pároco.

Para o processo religioso, habitualmente só é necessário o Bilhete de Identidade dos noivos e as respectivas Certidões de Baptismo e Atestados de Estado Livre, estas últimas facilmente obtidas através da paróquia que organiza o processo. Para testemunhar o acto é necessário apresentar duas testemunhas que entre nós, vulgarmente, se chamam padrinhos.

O processo deve iniciar-se quatro meses antes da data prevista para o casamento. Os noivos devem dirigir-se, pessoalmente, ao cartório paroquial nos horários de atendimento.

Para iniciar processos de casamento: Contactar o Pároco com 4 meses de antecedência da data prevista

Paralelamente ao processo, os noivos deverão participar num Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM). Estes realizam-se em várias Paróquias e Movimentos da Cidade de Lisboa.

Saturday the 19th. Paróquia do Parque das Nações - geral@paroquia-navegantes.org