Ajude crianças no acesso à educação

O Lar Betânia é um lar de acolhimento de crianças do interior da ilha de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, que de outra forma não têm possibilidade de continuar o seu percurso escolar após o ensino básico, por estarem a vários quilómetros de distância da escola e não terem possibilidade económica de pagar as deslocações.
Localizado em Santana, no centro da ilha de São Tomé, actualmente residem cerca de 30 meninas, dos 10 aos 17 anos, onde permanecem durante a semana, regressando a casa no fim-de-semana, para junto das suas famílias.
O Lar Betânia já existe há vários anos e tem sido muito bem aceite pelos familiares destas crianças, que as vêem bem tratadas, bem alimentadas e a frequentar a escola, com aproveitamento. Chegam cada vez mais pedidos de famílias a que o lar não consegue dar resposta devido aos custos associados a cada criança. É neste sentido que nasce o projecto de apadrinhamento de crianças à distância.

OBJECTIVOS
Global
Possibilitar um enquadramento adequado a crianças e jovens que vivem nas roças, localizadas no interior da ilha de São Tomé, proporcionando a existência de condições mínimas, capazes de assegurar o desenvolvimento físico e intelectual destas crianças e jovens, de forma saudável e condigna.

Específicos
- Garantir o acesso ao ensino a crianças a partir do 4º ano;
- Garantir as condições necessárias para um bom aproveitamento escolar;
- Melhorar o equilíbrio alimentar das crianças e jovens;
- Melhorar a educação formal das crianças, diminuindo por um lado a taxa de abandono escolar e por outro lado aumentar a taxa de sucesso escolar;
- Melhorar a educação não formal das crianças, fomentando o gosto pelo conhecimento, potenciando o seu desenvolvimento físico, intelectual e social.

COMO AJUDAR?
Sendo padrinho ou madrinha de uma criança!

O que é ser padrinho ou madrinha?
O padrinho ou madrinha assume mensalmente os custos da manutenção de uma criança no Lar Betânia, onde tem acesso à escola e onde são garantidas as condições mínimas para que haja um bom aproveitamento escolar e seja assegurado um crescimento físico e intelectual saudável.

Quanto custa e o que contempla?
Cada madrinha ou padrinho contribui com 25,00€ menais que inclui alimentação durante cinco dias por semana durante; farda, transporte, propina e material escolar; despesas normais de manutenção do lar, pagamento de professores do ATL.

Que informação recebo da criança que apadrinho?
Cada padrinho/madrinha receberá uma ficha relativamente à criança que está a apadrinhar, com uma fotografia e dados principais: nome, naturalidade, idade, ano escolar, há quanto tempo está no lar. Na altura do Natal e da Páscoa receberá um postal bem como um relatório de avaliação do ano escolar.

Como faço a contribuição mensal?
Depois da inscrição como padrinho ou madrinha posso:
- Fazer uma transferência bancária automática
- Emitir mensalmente um cheque à ordem de  NAVEGAR - Associação Humanitária para a Cooperação e Desenvolvimento
- Entregar na sede da NAVEGAR, mensalmente o valor.

INFORMAÇÕES GERAIS
- 100% da contribuição dos padrinhos/madrinhas é entregue ao Lar Betânia, não sendo nenhuma parte usada pela NAVEGAR para cobrir despesas de gestão do processo.
- Os padrinhos/madrinhas não poderão escolher a criança ou jovem que irão apadrinhar.
- A duração do apadrinhamento é de um ano, renovável por iguais períodos.

Caso pretenda patrocinar esporadicamente o Lar Betânia poderá fazê-lo directamente para o NIB: 0018 0003 1843 0744 0205 5.
Para um patrocínio mensal ou para obter mais informações contacte-nos: 21 192 04 99

Saturday the 21st. Paróquia do Parque das Nações - geral@paroquia-navegantes.org