O Parque das Nações tem, finalmente, a sua Igreja

A Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, foi Dedicada e Inaugurada no dia 30 de Março, numa cerimónia presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
Uma comunidade nova, numa nova freguesia, com uma Igreja Nova, pensada em 2001, e que agora se materializou.

O projecto é da autoria do arquitecto José Maria Dias Coelho que, além de um Complexo paroquial, centrou-se na construção de um Templo, inspirado em Nossa Senhora dos Navegantes e nos Oceanos, que foi o tema da Expo 98, em cujo território nasce a nova freguesia do Parque das Nações.
A Igreja está preparada para acolher cerca de 700 pessoas, numa arquitectura circular, pensada e executada como casa e escola de comunhão.
No seu interior, a disposição dos espaços e da assembleia, converge para o que deve ser o seu centro: o Altar, centro da acção Litúrgica da Eucaristia.
O objectivo foi criar um Local de Culto, de encontro com Deus, adaptado a uma liturgia renovada e participativa, com uma disposição dos fiéis à volta do altar, em detrimento da disposição clássica em filas paralelas.

A arte plástica, presente no tempo, é da autoria do escultor Alípio Pinto e evoca os mistérios luminosos do rosário, tendo o retábulo principal a referência à transfiguração de Cristo.
A torre, com cerca de 40 metros de altura, tem igualmente uma evocação marítima e, também ela, vai ser um marco no horizonte ribeirinho da zona oriental de Lisboa.

A construção desta Igreja só foi possível com recurso a financiamento bancário, o qual onera esta comunidade nos próximos quinze anos. Por isso, é importante que todos contribuam regularmente no peditório mensal ou através de transferência bancária (NIB: 003503790000131743042).

Damos Graças a Deus pela generosidade e compromisso desta comunidade, e pela qual todos rezamos.

Saturday the 19th. Paróquia do Parque das Nações - geral@paroquia-navegantes.org