Conheça a futura Igreja do Parque das Nações

O projecto da Nova Igreja do Parque das Nações, que terá como orago Nossa Senhora dos Navegantes, centra-se na construção de um Templo com características únicas, mas também num Complexo Paroquial, composto por um importante conjunto de instalações adjacentes de apoio, que permitirão, a prestação de um conjunto de serviços à comunidade envolvente, numa postura de integração e interacção permanente, na sua missão de ser um instrumento na formação da comunidade humana, procurando uma identidade para esta parcela da sociedade que aqui, no Parque das Nações, começa a descobrir o seu lugar.

Convidamo-vos assim a conhecer mais detalhadamente este nosso Projecto.

Começando pelo Templo, ou seja, a IGREJA:
Terá cerca de 630 lugares sentados, possuindo espaços para pessoas em pé, que lhe permitirá ter uma lotação máxima de cerca de 1.300 pessoas.
Existirão, na Igreja, dois espaços ("baby sitter"), com isolamento acústico, destinados e reservados para as crianças mais pequenas.
Para as celebrações mais pequenas, existirá uma Capela do Santíssimo Sacramento com cerca de 40 lugares sentados.
Terá ainda três Confessionários, Sacristia e outros espaços de apoio.
No piso inferior compreenderá duas Capelas Mortuárias com as respectivas antecâmaras, com capacidade individual para 20 pessoas sentadas e 30 pessoas em pé.
A Igreja terá uma arquitectura sóbria, mas singular, destacando-se a sua luminosidade.

Como Instalações adjacentes teremos 2 edifícios.

Edifício Adjacente Poente com:
Cartório e Serviços Gerais com 3 Gabinetes
Centro Pastoral com:
Espaço multifuncional com cerca de 220 m2
5 Salas de Reuniões com 30 a 60 lugares sentados
7 Salas de Catequese / Formação com 20 a 35 lugares sentados
Sede de Escuteiros com 5 Salas e armazém na cave
Residência Paroquial para sacerdotes

Edifício Adjacente Nascente com:
Sala Polivalente com cerca de 300 m2

Na Cave dos edifícios existiram vários espaços de arrecadação e lugares de estacionamento abertos ao público.

Como se poderá verificar, para além de um Templo, que ambicionamos singular na sua beleza, e que terá uma capacidade/lotação adequada à dimensão da comunidade onde se insere, este Projecto contempla ainda um conjunto de equipamentos muito importantes, que dotarão a nossa Comunidade Paroquial de condições adequadas para o cumprimento da sua missão.

Mas este projecto é uma obra de enorme envergadura, bem acima das nossas possibilidades actuais implicando um correspondente esforço de financiamento.

Estando previsto o arranque das Obras já em 2012, torna-se agora fundamental reforçarmos o esforço de angariação dos fundos necessários para a mesma, pelo que o compromisso de todos nós é, mais do que nunca, imprescindível.

Neste âmbito, uma das formas de contribuirmos, assumindo o nosso compromisso, é através da entrega mensal de um montante por nós definido, em função das nossas possibilidades, utilizando-se por uma questão de comodidade, o mesmo sistema que é utilizado pelos fornecedores de electricidade, água, etc. Este sistema para além de cómodo, permite que a Paróquia evidencie junto da Banca um conjunto de receitas regulares, que facilitarão a concessão de financiamentos a longo prazo, para a construção da nossa Igreja.
Alternativamente, poderemos contribuir através de donativos pontuais, devendo em ambos os casos, contactar sempre o Cartório Paroquial. Recorde-se que estes contributos são dedutíveis aos impostos sobre o rendimento (IRS e IRC), sendo o seu valor majorado para este efeito (actualmente em mais 30% no IRS) – para esse efeito, é emitido documento apropriado.

Recordamos ainda, que passou a estar definido que as receitas dos ofertórios das missas do primeiro fim de semana de cada mês, passam a destinar-se exclusivamente para a construção da nossa Igreja.

Esta Obra é de todos nós. Todos somos construtores com o nosso contributo e compromisso individual!
Obrigado pela vossa contribuição e compromisso!

Pode fazer o seu donativo para a Nova Igreja através do NIB: 003503790000131743042

Friday the 15th. Paróquia do Parque das Nações - geral@paroquia-navegantes.org