Apadrinhar é Fácil

Ajude crianças no acesso à educação

Lar Betânia é um lar de acolhimento de crianças do interior da ilha de São Tomé, em São Tomé e Príncipe, que de outra forma não têm possibilidade de continuar o seu percurso escolar após o ensino básico, por estarem a vários quilómetros de distância da escola e não terem possibilidade económica de pagar as deslocações.
Localizado em Santana, no centro da ilha de São Tomé, atualmente residem cerca de 15 meninas e 15 meninos, dos 10 aos 17 anos, onde permanecem durante a semana, regressando a casa no fim-de-semana, para junto das suas famílias.
O Lar Betânia já existe há vários anos e tem sido muito bem aceite pelos familiares destas crianças, que as vêem bem tratadas, bem alimentadas e a frequentar a escola, com aproveitamento. Chegam cada vez mais pedidos de famílias a que o lar não consegue dar resposta devido aos custos associados a cada criança. É neste sentido que nasce o projeto de apadrinhamento de crianças à distância.

OBJECTIVOS
Global
Possibilitar um enquadramento adequado a crianças e jovens que vivem nas roças, localizadas no interior da ilha de São Tomé, proporcionando a existência de condições mínimas, capazes de assegurar o desenvolvimento físico e intelectual destas crianças e jovens, de forma saudável e condigna.

Específicos
– Garantir o acesso ao ensino a crianças a partir do 4º ano;
– Garantir as condições necessárias para um bom aproveitamento escolar;
– Melhorar o equilíbrio alimentar das crianças e jovens;
– Melhorar a educação formal das crianças, diminuindo por um lado a taxa de abandono escolar e por outro lado aumentar a taxa de sucesso escolar;
– Melhorar a educação não formal das crianças, fomentando o gosto pelo conhecimento, potenciando o seu desenvolvimento físico, intelectual e social.

COMO AJUDAR?
Sendo padrinho ou madrinha de uma criança!

O que é ser padrinho ou madrinha?
O padrinho ou madrinha assume mensalmente os custos da manutenção de uma criança no Lar Betânia, onde tem acesso à escola e onde são garantidas as condições mínimas para que haja um bom aproveitamento escolar e seja assegurado um crescimento físico e intelectual saudável.

Quanto custa e o que contempla?
Cada madrinha ou padrinho contribui com 25,00€ mensais que inclui alimentação durante cinco dias por semana; farda, transporte, propina e material escolar; despesas normais de manutenção do lar, pagamento de professores do ATL.

Como faço a contribuição mensal?
Depois da inscrição como padrinho ou madrinha posso:
– Fazer uma transferência bancária automática
– Emitir mensalmente um cheque à ordem de  NAVEGAR – Associação Humanitária para a Cooperação e Desenvolvimento
– Entregar na sede da NAVEGAR, mensalmente o valor.

INFORMAÇÕES GERAIS
– 100% da contribuição dos padrinhos/madrinhas é entregue ao Lar Betânia, não sendo nenhuma parte usada pela NAVEGAR para cobrir despesas de gestão do processo.
– Os padrinhos/madrinhas não poderão escolher a criança ou jovem que irão apadrinhar.
– A duração do apadrinhamento é de um ano, renovável por iguais períodos.

Caso pretenda ajudar o Lar Betânia poderá fazê-lo para o NIB: 0036 0462 9910 6002 027 15
Devendo sempre contactar a Navegar, incluindo para obter mais informações: info@navegar.pt