arte sacra

Breve descrição da arte sacra

Peças Especiais

Altar principal – Escultura em pedra composta por dois níveis: o primeiro, em pedra tosca, simbolizando a humanidade pecadora e imperfeita, suportando o segundo, em pedra polida, onde o mistério eucarístico se realiza, simbolizando a santidade divina que se faz presente na história dos homens para a transformar. Escultura do artista plástico Armindo Alípio Pinto.

Ambão – Escultura em pedra composta por dois níveis: o primeiro, em pedra tosca, simbolizando o ser humano onde deve encarnar a Palavra Divina, suportando o segundo, em pedra polida, onde o livro da Palavra de Deus é colocado, revelação divina dirigida a toda a humanidade para a levar à profissão da Fé em Cristo redentor do Homem. Escultura do artista plástico Armindo Alípio Pinto.

Batistério – Escultura em pedra composta por pedra tosca, simbolizando a humanidade pecadora e imperfeita, com o interior polido, que recebe a água benzida onde o mistério baptismal da vida nova em Cristo acontece naquele que mergulha nas águas batismais, simbolizando a santidade divina que se faz presente na história dos homens para a transformar. Escultura do artista plástico Armindo Alípio Pinto.

Cruz da Capela do Santíssimo – Escultura em cobre montada sobre caixa da acrílico iluminada, apresentando Jesus Cristo crucificado que revela, pela luz, a vitória da ressurreição. Escultura da joalheira Patrícia Gorriz.

 

Alfaias Litúrgicas

Cálice presidencial – Joalharia em prata com copa interior em banho de ouro. Peça uniforme em metal puro com características de elegância e minimalismo simbolizando a beleza, profundidade e simplicidade do mistério eucarístico de onde brota a vida divina para a humanidade. Escultura da autoria da joalheira Patrícia Gorriz.

Patena presidencial – Joalharia em prata com suporte em madeira de “pau santo”. Peça que une o metal puro com matéria biológica com características de elegância e minimalismo simbolizando a ligação mistério eucarístico, de onde brota a vida divina, com a humanidade. Escultura da autoria da joalheira Patrícia Gorriz.