CARIDADE

FAMÍLIAS comVIDA

O projecto Famílias comVida resulta de uma reflexão da Pastoral da Família e da Caritas Diocesana de Lisboa numa tentativa de ajudar a dar resposta aos inúmeros desafios que as famílias de hoje enfrentam no seu dia a dia. A sua missão é contribuir para a construção, estabilidade e valorização da família como núcleo fundamental da sociedade humana, orientada pelos valores cristãos. O objectivo principal é acolher, orientar, acompanhar e encaminhar famílias, disponibilizando meios para que possam viver os problemas e desafios com que se deparam.

O atendimento é à segundas-feira das 19h às 20h30, com marcação prévia, através do contacto da secretaria da paróquia – 218958898 – ou através do email: familiascomvida.pn@gmail.com.

COMPANHIA PARA A VIDA

Um laço de amizade fraterna para combater a solidão...
Voluntariádo Cristão de Proximidade, na tua Paróquia

O QUE É?

A “Companhia para a Vida” é um projeto de matriz cristã, exercido de forma livre e gratuita, que tem como objetivo promover um voluntariado de proximidade na área de influência da Paróquia do Parque das Nações.
A nossa principal missão é levar alegria, paz, vida, conforto espiritual, apoio e companhia a pessoas idosas, que vivam sós ou que se sintam sós, doentes ou não, pessoas momentaneamente incapacitadas ou debilitadas, ou com necessidades pontuais.

Não pretendemos ser uma instituição e os nossos serviços não incluem procedimentos técnicos, nem donativos monetários, nem fornecimento de bens alimentares ou outros.

A nossa ação é prática e de serviço à pessoa humana, com o intuito de promover a sua dignidade e ajudar nas atividades da vida diária (fazer companhia, ajudar através da escuta fraterna, de uma conversa, leitura ou oração, realização de pequenas tarefas, como ir comprar medicamentos à farmácia ou trazer umas compras para casa, acompanhamento e ajuda na altura das refeições, etc.).

Como surgiu?
A ideia de formar este grupo surgiu pela consciência da necessidade de ajudar o próximo, que muitas vezes vive ou se sente sozinho.
A solidão está, de facto, muito presente na sociedade atual. A nossa vida urbana e apressada promove, muitas vezes, o isolamento, sobretudo na população mais idosa, que sente de forma particular a solidão.
Sentimos necessidade de criar um grupo de Voluntariado mais vocacionado para a comunidade do próprio bairro e definimos como objetivo o Voluntariado de Proximidade, fundamentado nas relações de vizinhança, amizade e solidariedade.

Onde pode decorrer?
Este voluntariado de proximidade realiza-se na área de influência da Paróquia da Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações.

Quem pode fazer parte?
Qualquer elemento da comunidade (jovem ou adulto) pode ser voluntário ativo da Companhia para a Vida. Basta ter vontade de ajudar, disponibilidade para doar um pouco do seu tempo a quem precisa!
A “Companhia para a Vida” reune-se na terceira semana de cada mês, à segunda-feira, pelas 21h30 na Sala Mãe de Deus, no Centro Paroquial da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Quem estiver interessado em participar ou conhecer melhor o projeto poderá comparecer ou contactar-nos através do email ou contactos telefónicos.

O acompanhamento realiza-se através de:

1. Visitas domiciliárias ou a Lares;
  2. Atendimento presencial: à terça-feira das 10h -12h no Centro Paroquial (através de marcação prévia). Será um apoio individual para quem procure ajuda para si, ou para um familiar, por ter necessidade de um aconselhamento, ou simplesmente de um “ombro amigo”, por estar a passar por uma dificuldade. Este acompanhamento tem uma vertente psicossocial;
  3. Acompanhamento telefónico (Telefone Amigo), para estabelecer uma relação próxima e regular com o beneficiário da nossa ajuda. quem tiver familiares nas condições que referimos ou conheça algum vizinho, amigo, que necessite de companhia, estamos disponíveis para ajudar!

Os pedidos de ajuda, acompanhamento ou informação poderão ser feitos através dos seguintes meios:
Email: companhiaparaavida@gmail.com
Contacto telefónico: 932 301 414
Contacto direto no dia reservado ao atendimento presencial
Através do secretariado da Paróquia: 218 958 898