COVID-19 – Nota do Pároco

Nota do Pároco do Parque das Nações a propósito do surto do COVID-19

Perante a situação que estamos a viver, devido ao surto do COVID-19, entendo que devemos tomar medidas práticas para evitar a propagação do mesmo, apelando à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene. Nesse sentido, convido toda a Comunidade Paroquial a seguir estritamente as indicações e normas que têm vindo a ser dadas pela Direção Geral de Saúde.

Assim, e seguindo as orientações de Sua Eminência, o Cardeal Patriarca de Lisboa, na sua nota hoje publicada, venho por este meio informar que serão suspensas todas as atividades pastorais até ao dia 3 de Abril de 2020, em consonância com as medidas que a Câmara Municipal de Lisboa tomou para o nosso Concelho.

Esta suspensão, com efeitos imediatos, abrange:

  • A catequese da infância, adolescência, juventude e dos adultos;
  • As reuniões dos vários sectores, movimentos e grupos paroquiais;
  • As iniciativas pontuais que estavam previstas para este período;
  • Os momentos de oração comunitária e outros actos litúrgicos não sacramentais.

Mantêm-se a celebração das missas com os horários habituais, assim como os baptismos, casamentos e funerais já agendados ou que venham a agendar-se.
Mantêm-se também a funcionar, nos horários habituais, os serviços de secretaria da Paróquia e os atendimentos do Pároco e demais equipa pastoral.
De acordo com o nº 2 da referida nota do Senhor Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, serão adiadas as celebrações penitenciais que estavam previstas para este tempo da Quaresma para data a indicar oportunamente.

Recordamos, igualmente, as determinações da Conferência Episcopal Portuguesa sobre as medidas de prudência a tomar nas celebrações e espaços litúrgicos: “a comunhão na mão, a comunhão por intinção dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias de água benta”.

Unido a todos na oração e na esperança, saúdo-vos fraternalmente com estima, confiando toda a Comunidade à nossa padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes.

Parque das Nações, 11 de Março de 2020
O Pároco,
Cón. Paulo Franco

pt_PTPortuguese