SACRAMENTOS PARA ADULTOS

BATISMO PARA ADULTOS

O catecumenado de adultos é o serviço pastoral que acolhe as pessoas adultas que pedem o batismo e a quem a Igreja oferece, também, os restantes sacramentos da iniciação cristã, a confirmação e a eucaristia.

Na nossa paróquia, a caminhada catecumenal é feita pelos catecúmenos em grupo, se possível, acompanhados por um catequista, ao longo de cerca de dois anos, com encontros semanais. Tem o objetivo de fazer a iniciação cristã dos candidatos, o que acontece por “degraus”. Estes conduzem a “tempos” de procura e de amadurecimento na fé, em ordem à aprendizagem do discipulado de Jesus Cristo, confessado e vivido no quotidiano da existência. Esta caminhada tem o seu cume na Vigília Pascal, momento próprio para a celebração dos sacramentos de iniciação cristã.

Ao longo do catecumenado, aprende-se a doutrina cristã, bebida na Bíblia e no Catecismo da Igreja Católica, e celebram-se os correspondentes ritos litúrgicos. Após a celebração dos sacramentos de iniciação cristã, isto é, no tempo pascal, os novos cristãos recebam a catequese mistagógica, marcada pela nova experiência dos sacramentos e pela inserção na comunidade cristã que os acolheu.

Para mais informações entre em contacto conosco.

CRISMA PARA ADULTOS

No arranque de cada ano pastoral, a Paróquia convida todos os adultos e jovens adultos (a partir dos 17 anos) que ainda não tenham recebido o Sacramento do Crisma e/ou da Primeira Comunhão a fazerem connosco esta caminhada de preparação.

Serão encontros semanais geralmente à sexta-feira à noite, iniciando-se, em Novembro. Se entende ser este o momento de levar a cabo esta etapa fundamental de vida cristã ou se conhece alguém com a mesma vontade, não hesite: venha ou desafie.

Para participar basta inscrever-se através dos serviços da paróquia ou por email: geral@paroquia-navegantes.org