As visitas de cariz religioso e cultural do Grupo da Leitura Cristã da Bíblia

Começamos por relembrar que este é um grupo da nossa Paróquia com quase 40 elementos, que se reúne, normalmente, uma vez por semana e que se dedica à leitura e aprofundamento do conhecimento da Bíblia com a coordenação e orientação do Padre Afonso.

E é um grupo que não para de crescer.

A primeira visita realizada, em 17 de junho de 2023, foi ao Mosteiro de Nossa Senhora do Rosário, no Couço, em Coruche.

Este Mosteiro pertence à Família Monástica de Belém, da Assunção da Virgem e de São Bruno e alberga a respetiva comunidade portuguesa.

A comunidade é atualmente constituída por 7 irmãs de 3 nacionalidades diferentes: portuguesa, espanhola e francesa.

Ao chegarmos ao Mosteiro percebemos, imediatamente, que este é um lugar privilegiado, numa paisagem de silêncio em que a comunidade das Monjas de Belém vive em íntima relação com Deus na oração, no silêncio, na oferta e no acolhimento.

A Missa, ao final da tarde, depois de um almoço partilhado, foi presidida pelo Padre Afonso com a presença das Monjas, numa atitude de recolhimento e rituais muito tocantes.

Todos percebemos que esta é uma vida alimentada, permanentemente, pela Palavra de Deus expressa na oração, no canto, mas também, e sobretudo. no silêncio.

Comoveu-nos, também, a beleza austera dos espaços de oração pessoal e contemplativa. Mas sobretudo, comoveu-nos, a beleza simples e alegre do acolhimento, como quem abraça a humanidade inteira.

O Mosteiro dispõe, também, de um espaço de exposição e venda de produtos e objetos, deste e de outros Mosteiros da Família Monástica, que revelam os aspetos da vida quotidiana das Monjas concretizados no trabalho e refletem a sua vida de oração contemplativa e silêncio.

Antes do regresso a casa tivemos a oportunidade de conversar, um pouco, com uma das Monjas. A característica mais marcante foi a alegria e a disponibilidade com que nos receberam.

A segunda visita que efetuamos foi no início deste ano, (a 6 de janeiro de 2024) ao Mosteiro da Imaculada Conceição, em Campo Maior.

Este Mosteiro é, atualmente, habitado pelas Religiosas Concepcionistas de Santa Beatriz da Silva, nascida em Campo Maior em 1424.

É uma ordem religiosa de clausura monástica feminina e de vida contemplativa.

Segundo a tradição, D. Beatriz teve uma aparição em que a Santíssima Virgem Maria lhe confiou o desejo de fundar uma Ordem consagrada ao culto e à honra da sua Imaculada Conceição.

D. Beatriz da Silva saiu da corte e refugiou-se no Mosteiro das Irmãs Dominicanas de Toledo, vivendo 30 anos em ambiente religioso, apesar de não ser na altura freira.

Consta que a Rainha D. Isabel, a Católica, ajudou-a muito na fundação da nova Ordem, doou-lhe o Palácio de Galiana em Toledo e facilitou-lhe também as negociações com a Santa Sé.

A 3 de outubro de 1976, o Papa Paulo VI canonizou Beatriz de Silva, Fundadora da Ordem da Imaculada Conceição. O segredo da sua experiência espiritual e o segredo ds sua santidade está em Maria e mais especificamente Maria Imaculada.

Santa Beatriz da Silva deu, assim, origem a uma nova família monástica que encontra a sua raiz, razão de ser e missão no Coração da Igreja.

Durante a nossa visita, o momento mais marcante foi o encontro com as Religiosas.

Apesar das grades que nos separavam estivemos sempre muito próximos.

Quase todas as Religiosas deram o seu testemunho de vida. Sempre com alegria.

Cada Religiosa realiza a sua vocação procurando, contemplando e louvando as “coisas divinas”, em união com Deus, na oração, na união fraterna e no empenho quotidiano por imitar e reproduzir nas suas vidas, as virtudes da Mãe de Deus.

Foi comovente relembrar que, de facto, Deus chama cada um de nós de formas tão diferentes e surpreendentes. Foi muito emocionante.

Estas Religiosas vivem em clausura. Apenas saem do Mosteiro para ir ao médico e para exercer o direito de voto.

Dentro do Mosteiro levam uma vida de entrega permanente a Deus. Em oração por toda a humanidade.

A Missa foi presidida pelo Padre Afonso na presença das Religiosas que cantaram cânticos lindíssimos.

De regresso a casa fomos visitar a Adega Mayor, de Rui Nabeiro, cujo projeto é do arquiteto Sisa Vieira. Uma obra de arte fantástica em pleno Alentejo.