ESCUTEIROS

AGRUPAMENTO 1100 - PARQUE DAS NAÇÕES

Integrado na Comunidade Paroquial existe o Agrupamento 1100 – Parque das Nações, do Corpo Nacional de Escutas (CNE), Escutismo Católico Português, que envolve mais de uma centena de jovens. Seguindo os ideais que Baden Powell, fundador do Escutismo Mundial, idealizou, o CNE estabeleceu assim a sua missão:

“O Corpo Nacional de Escutas – CNE é o Escutismo Católico Português, movimento de voluntariado e auto educação de raparigas e rapazes com o apoio de adultos. Os escuteiros do CNE querem viver integralmente o Escutismo, como estilo de vida proposto por Baden Powell, seu fundador em fraternidade e de forma criativa, à Luz de Jesus Cristo e do Evangelho.

O CNE privilegia o contacto com a natureza e promove o respeito do escuteiro por si próprio e pelos outros. A vida em pequenos grupos e o compromisso pessoal são elementos fundamentais do método escutista que desenvolve na acção, na responsabilidade de cada um e no serviço aos outros, começando em casa.

Na Comunidade, o CNE assume a missão de formar, contínua e progressivamente, o Homem-Novo, aquele que inconformado e humildemente procura a perfeição como resposta aos desafios da Igreja, da Sociedade e da Família, rumo à Felicidade.” (carta do CNE)

O nosso Agrupamento, atendendo à localização e cultura local, assumiu fundar-se como Agrupamento de Escuteiros Marítimos, onde o desafio da adversidade do meio, o fascínio que causa nos jovens e culturas que desenvolveu, nos leva a aplicar o Método Escutista privilegiadamente com recurso a Navegações, Tradições e técnicas ligadas ao meio aquático.

Venha conhecer-nos. Usualmente há sempre alguns escuteiros pela base (nas instalações da paróquia) aos sábados entre as 15h00 e as 19h.

INSCRIÇÕES

Para se inscrever nos Escuteiros no Agrupamento da Paróquia do Parque das Nações, deverá preencher a proposta de admissão on-line. São admitidos jovens dos 7 aos 16 anos, preferencialmente da Comunidade Local.

A chamada dos novos elementos acontece no início do mês de outubro. Os candidatos, juntamente com os seus encarregados de educação serão convocados para um primeiro encontro de formalização de entrada no Agrupamento. No caso de não existir vaga, será feito um contacto e procuraremos auxiliar no encontro de outro agrupamento do CNE.

Clique aqui, preencha com as informações pedidas e submeta o pedido.

Consulte aqui os critérios de admissão no Agrupamento 1100 – Parque das Nações.