Entrevista Jornal do Parque: Torne-se uma Família de Acolhimento

QUER FAZER PARTE DAS FAMÍLIAS DE ACOLHIMENTO?

A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento de Portugal dos últimos 20 anos e terá o seu epicentro no Parque das Nações. Fica a conversa com Isabel Andrade, 27 anos, moradora do Parque das Nações e membro activo da nossa paróquia e comunidade. Qual a importância deste evento para Portugal e para a nossa comunidade? Como podemos ajudar? De que forma as famílias locais podem dar alojamento aos peregrinos que vamos receber de todo o mundo?

Qual a importância que a JMJ 2023 pode ter para a nossa comunidade?
A Jornada Mundial da Juventude é o maior evento de Portugal nos últimos 20 anos e o maior encontro de jovens do mundo. O Parque das Nações vai ter a sorte de o sentir bem deperto, sendo que o momento alto da Jornada (o encontro com o Papa, dias 5 e 6 Agosto) acontece no Parque Tejo. Acreditamos que terá um impacto grande, tanto para católicos como para não católicos. Por um lado, para todos os envolvidos na sua preparação, será uma oportunidade de aproximação e união em torno de uma missão comum. Há muito a fazer aqui no arque das Nações, e não é preciso frequentar a Igreja para estar nvolvido! Todos podem ajudar e é assim que também se vai criando espírito de pertença a uma comunidade. Por outro lado, espera-se que o culminar deste caminho, em Agosto, seja um momento de evangelização e de alegria. O Papa faz-nos ste convite de encontro com ele e uns com os outros para nos deixarmos inspirar pela força da fé, que se vive por todo o mundo. É uma oportunidade para alargar horizontes e ver como a Igreja é muito maior do que a nossa paróquia e do ue o nosso canto… é universal e feita de muitas culturas e experiências diferentes!

Quantos jovens da comunidade estão envolvidos?
Há bastantes jovens (e adultos) da nossa comunidade que já se inscreveram como voluntários para a reparação da JMJ 2023, e, também, jovens que se têm inscrito para participar como peregrinos. Existe um grupo responsável por dinamizar e orientar a preparação da Jornada na comunidade – o COP (Comité Organizador Paroquial), na nossa Paróquia constituído por 9 jovens. O COP está neste momento a aceitar inscrições de voluntários e de famílias de acolhimento. Até agora, temos cerca de 90 jovens e adultos inscritos como voluntários. Estes podem escolher ajudar na reparação da JMJ, no evento em si, ou em ambos.

O que pode fazer a comunidade para ajudar?
Podem inscrever-se como voluntários, tanto apoiando o COP na preparação da JMJ, como em Agosto, na semana da Jornada (1 a 6 Agosto) e na que antecede. Podem também ser família de acolhimento, e dar alojamento aos peregrinos que vamos receber. Os jovens dos 14 aos 30 anos podem e devem inscreverse e participar como peregrinos! Estas inscrições são feitas através de links que podem encontrar no site da nossa Igreja do Parque das Nações ou na bio da conta do Instagram cop.parquenacoes. Para além disto, todos podem ajudar a divulgar a JMJ 2023!

Por fim, resuma este projecto de acolhimento e o que podem fazer as pessoas para participar. Qual pensa ser a grande mais-valia de quem quiser ajudar a acolher estes jovens que nos vão chegar de todo o mundo?
A JMJ 2023 terá jovens de todo o mundo a vir para Lisboa, na semana de 1 a 6 de Agosto de 2023. Durante esta semana, estarão a decorrer várias atividades na cidade, e os jovens ficarão alojados nas dioceses de Lisboa, Setúbal e Santarém. A ideia é conseguir proporcionarlhes alojamento em casas de famílias, tanto quanto possível. Também ficarão em espaços coletivos, como pavilhões, centros, escolas… Mas acreditamos que quanto mais pessoal for a experiência de acolhimento (que os portugueses fazem tão bem), mais ambas as partes têm a ganhar: os peregrinos, porque desfrutam de um conforto e proximidade maior, bem como uma oportunidade de aproximação à nossa cultura; as famílias, pois poderão viver mais a fundo este momento, partilhar experiências com pessoas de outra nacionalidade e cultura, e deixarem-se tocar pela força deste acontecimento, que certamente os jovens transmitirão ao chegar a casa ao fim de cada dia! Cada família pode acolher 2 ou mais peregrinos, e não precisa de ter camas disponíveis, basta ter 2 metros quadrados de chão por pessoa! Podem encontrar mais informações sobre como ser família de acolhimento no site da nossa paróquia.

Mais informações em:
www.paroquia-navegantes.org/jmj/